top of page

Marta Xavier

Marta Xavier

©Marta Xavier

Biography

Marta Xavier é a clarinetista que passou fevereiro 2023 a tocar “As Canções de Amor de Jorge Palma” com o próprio, orquestra de câmara, maestro Cesário Costa, Márcia, A garota não e Marisa Liz. Gravou “70 Voltas ao Sol” no Castelo São Jorge, num espetáculo que foi levado ao CCB e à Casa da Música, entretanto galardoado Melhor Álbum nos PLAY – Prémios da Música Portuguesa (2022).
Colaborou em “A Reconquista de Olivenza” de Ricardo Neves-Neves e Filipe Raposo (2020, 2022). Acompanhou a pianista jazz Mina Choi na sua passagem por Sevilha (Espanha, 2020). Inaugurou a exposição de pintura “Lune et Soleil” de Rikako Yamamoto, num recital com a pianista Saeko Yamamoto (Japão, 2019). Marta pertence ao Quatuor Aeternum, através do qual os músicos têm explorado “O Quarteto para o Fim do Tempo” de Olivier Messiaen. Juntam-se ainda à lista de colaborações actuais a Orquestra Municipal de Sintra, Orquestra Bomtempo, Banda Sinfónica de Alcobaça e Trevo Ensemble.

Sinopse do Projeto

Mina, Mercedes, Marta:
um triálogo, ou quase, é uma récita que dá palco à existência paralela de uma atriz caída no esquecimento e dos pequenos horizontes de uma mina que, também ela, já deixou de existir. Através do clarinete, surgem murmúrios e pensamentos de uma esquina outrora recheada de estórias. Numa quase simbiose de realidades, há uma voz que nos fala do aqui, do agora, do nunca mais.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page