media
Sabrina Marthendal no “Sou Pessoa para Isso”
In Antena 1, Sou Pessoa para Isso
"Vencedora do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, da Companhia Cepa Torta, a artista e professora brasileira ousa "desempedrar" as mulheres. Natural de Santa Catarina, no sul do Brasil, e de uma cidade “pacata, conservadora e bolsonarista”, foi a partir desta geografia mais íntima que observou as mulheres próximas para se inspirar e escrever “Pedral”. (...)
13 Dec 2025
por Teresa Dias Mendes
PEDRAL, de Sabrina Marthendal | 9ª edição - ESTA NOITE GRITA-SE
In A Voz do Algarve
"O Festim de Leituras de Teatro, 9ª edição de ESTA NOITE GRITA-SE, estará no dia 11 e 12 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Faro e no Centro Cultural de Lagos, com a leitura do último texto PEDRAL, de Sabrina Marthendal, vencedor da 5ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, prémio inserido no Festim de leituras Esta Noite Grita-se, um concurso que pretende reforçar a voz da dramaturgia escrita no feminino.(...)"
4 Dec 2025
por A Voz do Algarve
Ciclo «Esta Noite Grita-se» passa por Faro e Lagos
In Barlavento - Diário do Algarve
"O ciclo «Esta Noite Grita-se» apresenta no Algarve a leitura de «Pedral», texto premiado de Sabrina Marthendal, com sessões em Faro e Lagos e entrada livre.
A 9.ª edição do Festim de Leituras de Teatro «Esta Noite Grita-se» chega ao Algarve com duas apresentações de «Pedral», texto de Sabrina Marthendal vencedor da 5.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina.(...)"
3 Dec 2025
por Barlavento - Diário do Algarve
Esta noite grita-se “Vemo-nos ao nascer do dia” de Zinnie Harries
In Cartaz Cultural de Lisboa
"No dia 29 de novembro de 2025, a Companhia Cepa Torta apresenta mais uma sessão do ciclo Esta noite grita-se, com a obra Vemo-nos ao nascer do dia, de Zinnie Harris. Este drama singular explora a tensão entre sonho e realidade, acompanhando Robyn e Helen após um naufrágio numa ilha deserta. Entre o desespero e a descoberta das emoções mais profundas – revolta, luto, raiva, tristeza e desejo – a peça cria um crescendo dramático que envolve e prende o espectador.(...)"
1 Nov 2025
por Cartaz Cultural de Lisboa
É e Não É ou a ou a verdadeira história dos guardas que prenderam Antígona
In TimeOut
"Com texto e encenação de Miguel Maia, esta peça para crianças a partir dos 12 anos leva-nos até uma estranha cidade onde vivem os guardas do rei Creonte — os que prenderam Antígona, aquela que desafiou a lei. Aqui, nada é o que parece e tudo é exactamente o que aparenta ser.(...)"
27 Aug 2025
por TimeOut
É e Não É no Teatro Luís de Camões - LU.CA
In Agenda Cultural de Lisboa - Magazine
"Perante a injustiça, quem terá coragem de mudar a história? Neste espetáculo criado por
Miguel Maia e pela Companhia Cepa Torta, somos transportados para uma cidade estranha,
habitada pelos guardas de Creonte, responsáveis pela prisão de Antígona, aquela que ousou
desafiar a lei. (...)"
1 Nov 2025
Por Agenda Cultural Lisboa
‘Esta Noite Grita-se’ regressa à Biblioteca Municipal de Faro para destacar a força da leitura interpretada numa homenagem à palavra escrita
In Planetalgarve
"Nesta 9.ª temporada, o festim abre com uma obra de um autor incontornável do pós-guerra europeu que vai desafiar o leitor, neste caso ouvinte, a refletir sobre o preço da indiferença. O elenco conta com Ana Brandão, Paulo Duarte Ribeiro, Miguel Maia, Lúcia Pires, Rita Silvestre e Wagner Borges.(...)"
21 Oct 2025
por Jorge Matos Dias
Biblioteca de Faro homenageia palavra escrita com o regresso do «Esta Noite Grita-se»
In Barlavento - Diário do Algarve
"O festim «Esta Noite Grita-se» regressa a Faro e traz na mala três serões dedicados à leitura encenada.
A primeira viagem está marcada para quinta-feira, dia 23 de outubro, pelas 21h00 na Biblioteca Municipal de Faro, com o texto «O Senhor Bierdermann e os Incendiários», de Max Frisch. (...)"
21 Oct 2025
por Barlavento
Peça sobre a condição feminina dá prêmio em Portugal à catarinense Sabrina Marthendal
In Público Brasil
"Peça sobre a condição feminina dá prêmio em Portugal à catarinense Sabrina Marthendal
A situação das mulheres que têm seus sentimentos, anseios e objetivos desconsiderados pela sociedade é a matéria-prima utilizada por Sabrina Marthendal na peça de teatro Pedral, vencedora da 5ª edição do Prêmio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. O prêmio é promovido pelo festival português Esta Noite Grita-se, um evento organizado pela Companhia Cepa Torta com leituras dramáticas de peças de teatro em várias salas pelo país.
https://www.publico.pt/2025/10/19/publico-brasil/noticia/peca-condicao-feminina-premio-portugal-catarinense-sabrina-marthendal-2151395
Apoie o jornalismo do Público. Para ler o artigo completo, junte-se à nossa comunidade de leitores. Saiba mais em https://www.publico.pt/assinaturas
Se já é assinante do jornal PÚBLICO, saiba que tem direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. É tão simples e é outra forma de contribuir para a vida democrática do país.
Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.(...)"
19 Oct 2025
por Sérgio Nascimento
No Programa Bairro Alto, com Catarina Pereira, entrevista a Filipe Abreu.
In Rádio Amália, Programa Bairro Alto
"Esteve hoje no programa Bairro Alto o Filipe Abreu, da 9.ª edição do ESTA NOITE GRITA-SE. Com a Catarina Pereira, falou sobre o festim de leituras que acontece de Outubro a Dezembro em Lisboa, Faro e Lagos."
16 Oct 2025
por Catarina Pereira
Blumenauense vence prêmio de dramaturgia em Portugal com obra inédita
In Portal da Cidade Blumenau
"A artista de Blumenau, Sabrina Marthendal foi a vencedora da 5ª edição do Prêmio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com o inédito texto do espetáculo “Pedral”. O anúncio foi feito pela organização da iniciativa “Esta Noite Grita-se”, da companhia Cepa Torta, de Lisboa, Portugal.
O prêmio reconhece e promove a criação dramatúrgica de autoria feminina em língua portuguesa, sendo atribuído anualmente a uma obra inédita. Nesta edição, foram recebidas 133 candidaturas, de diferentes países.
Como parte da premiação, a autora recebe um prémio no valor de € 1.000 euros, terá o texto publicado pela parceria entre a Cia Cepa Torta e a editora Douda Correria.(...)"
8 Oct 2025
por Portal da Cidade Blumenau
Sabrina Marthendal conquista Prémio de Nova Dramaturgia Feminina
In Diário do Distrito
"A artista brasileira Sabrina Marthendal é a vencedora da 5.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, atribuído à sua peça inédita Pedral. O anúncio foi feito no âmbito do Festim Esta Noite Grita-se, organizado pela Companhia Cepa Torta, que em 2025 celebra a sua 9.ª edição, com centro em Lisboa e extensões no Algarve, em parceria com o Teatro das Figuras (Faro) e o Centro Cultural de Lagos.(...)
8 Oct 2025
por João Monteiro de Matos
Iniciativa em Portimão promove cultura e teatro junto de crianças e jovens
In Jornal do Algarve
"Entre os dias 9 e 15 de outubro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão – recebe a terceira edição de “Outonitos de Teatro”, que promove a cultura teatral junto de crianças e jovens.
A iniciativa, cuja primeira edição teve lugar em 2019 e a segunda em 2022, é considerada um “espaço de dinamização cultural e promoção do teatro junto do público infantojuvenil”, ao mesmo tempo que “fomenta o diálogo entre companhias e a animação cultural da cidade”.
O programa arranca no dia 9 de outubro, com a peça “Konrad… ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas”, apresentada pela Companhia Cepa Torta, com sessões às 10h e às 14h, dirigidas a escolas do 1.º e 2.º ciclo. “A história apresenta a Sra. Bartolotti e o inesperado “menino instantâneo” que lhe
chega dentro de uma lata de sardinhas. Ingénuo e bondoso, Konrad desafia a sua nova mãe e o mundo a descobrirem se também podem ser tão generosos quanto ele”, pode ler-se na sinopse enviada pelo município.(...)"
6 Oct 2025
por David José Marreiros
3º edição dos “Outonitos de Teatro” promove cultura teatral junto de crianças e jovens
In Viva Portimão
"De 9 a 15 de outubro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a terceira edição dos “Outonitos de Teatro”, uma organização do TIPO - Teatro Infantil de Portimão em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.
A iniciativa, cuja primeira edição teve lugar em 2019 e a segunda em 2022, tem vindo a afirmar-se como um espaço privilegiado de dinamização cultural e promoção do teatro junto do público infantojuvenil, ao mesmo tempo que fomenta o diálogo entre companhias e a animação cultural da cidade.
O programa arranca já no dia 9 de outubro, com a peça “Konrad… ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas”, apresentada pela Companhia Cepa Torta, com sessões às 10h00 e às 14h00, dirigidas a escolas do 1º e 2º ciclo.
A história apresenta a Sra. Bartolotti e o inesperado “menino instantâneo” que lhe chega dentro de uma lata de sardinhas. Ingénuo e bondoso, Konrad desafia a sua nova mãe e o mundo a descobrirem se também podem ser tão generosos quanto ele.(...)"
6 Oct 2025
por Viva Portimão
Sabrina Marthendal vence 5.º Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina
In Observador
"Sabrina Marthendal vence 5ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com peça sobre a "condição feminina, transgeracional". Autora observa a "relação metafórica entre pedras e mulheres".
1 Oct 2025
por Agência Lusa
Nona edição do "Esta noite grita-se" começa dia 17 de outubro em Lisboa
In Observador
"Nona edição do "Esta noite grita-se" começa dia 17 de outubro em Lisboa
As leituras decorrerão em oito espaços da cidade de Lisboa, na Biblioteca Municipal de Faro e no Centro Cultural de Lagos. Os bilhetes têm um custo de cinco euros. A 9.ª edição do programa “Esta noite grita-se” vai contemplar a leitura interpretada de cinco peças teatrais, a partir de dia 17 de outubro, em Lisboa, com passagens por Faro e Lagos, anunciou esta terça-feira a organização.
30 Sept 2025
por Agência Lusa
Mina de S. Domingos recebe nova temporada do MALACATE
In Tribuna do Alentejo
"O Dia Mundial do Teatro, que se celebra esta quinta-feira, dia 27 de março, marca o início da Temporada de 2025 do projeto MALACATE, que acontece de março a junho na Mina de S. Domingos, em Mértola."
23 Mar 2025
por Tribuna do Alentejo
Projeto artístico “Malacate” com nova temporada na Mina de São Domingos
in Alentejo Ilustrado
"Com direção artística de Inês Achando e Miguel Maia, o “Malacate” é promovido pela Companhia Cepa Torta e coproduzido pela Câmara de Mértola.
A iniciativa sucede ao projeto de intervenção artística multidisciplinar com o mesmo nome, criado especificamente para a Mina de São Domingos e que decorreu ente 2021 e 2023, com financiamento do fundo EEAGrants e o apoio do município daquele concelho alentejano.
Nesse período, lembra a companhia, o projeto “teve como vetor o trabalho artístico contemporâneo que surge do encontro entre os locais e uma comunidade de artistas sustentado no processo de mediação comunitária”.
A iniciativa regressa agora, em 2025, entre este mês e o de junho, por iniciativa da Cepa Torta e do Município de Mértola, com o apoio e parceria da Fundação Serrão Martins, associação Terra Sintrópica, Grupo Coral da Mina de São Domingos e ALSUD – Universidade Sénior. Para assinalar o arranque do projeto, estão a decorrer os “Dias Abertos Malacate”, até este sábado. "
28 Mar 2025
por Alentejo Ilustrado
Encerramento 3ª edição VAGABUNDAS - Momentos de partilha pública
In Estórias Magazine
"O Programa VAGABUNDAS – Residências Artísticas Mercedes Blasco está a encerrar a sua 3ª edição com os DIAS ABERTOS, um momento de partilha pública, no dia 10 de maio no espaço Rua das Gaivotas 6, Lisboa (seguido de uma conversa com artistas e júri)."
9 May 2025
por Estórias Magazine
Corpos em Residência: criação no feminino a partir do Sul - Entrevista
In CoffeePaste
"Selecionadas entre 36 candidaturas, Carminda e Inês passaram o mês de abril em residência artística na Mina de São Domingos, em Mértola, onde desenvolveram criações que cruzam práticas contemporâneas com a memória, o território e a vivência comunitária. O programa VAGABUNDAS, inspirado na vida irreverente da atriz e escritora Mercedes Blasco, visa afirmar a criação artística no feminino e contribuir para a descentralização cultural.
Nesta entrevista, exploramos os caminhos criativos destas duas artistas, as suas vivências durante a residência, e o modo como o contexto da Mina de São Domingos moldou as obras agora partilhadas com o público."
8 May 2025
por Pedro Mendes
Termina 3.ª edição VAGABUNDAS – Residências Artísticas Mercedes Blasco
In Voz da Planície
"A 3.ª edição do Programa VAGABUNDAS – Residências Artísticas Mercedes Blasco chega à sua reta final com a realização de dois momentos de partilha pública que terão lugar hoje, dia 4 de maio, no Cineteatro da Mina de São Domingos, concelho de Mértola, e no dia 10 de maio, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, com a apresentação das performances "Ferrugem", de Carminda Soares, e "Raíz de Curandeira", de Inês Minor."
4 May 2025
por Voz da Planície
Dias Abertos - Programa Vagabundas'25
In Agenda Lx
"Durante o mês de abril, Carminda Soares e Inês Minor estiveram em residência na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola, desenvolvendo projetos que cruzam práticas artísticas contemporâneas com a história, o território e a comunidade local. Os Dias Abertos são a oportunidade para conhecer os resultados desta experiência criativa e participativa."
1 May 2025
por Agenda Lx
VAGABUNDAS celebra criação artística no feminino
In Canal Alentejo
"A 3.ª edição do programa VAGABUNDAS – Residências Artísticas Mercedes Blasco chega ao fim com dois momentos públicos de partilha que terão lugar no próximo dia 4 de maio, no Cineteatro da Mina de São Domingos, e no dia 10 de maio, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa."
1 May 2025
por Canal Alentejo
Da Engenharia ao Palco: A Viagem Artística de Miguel Maia
In A Quarta Parede - O podcast
"No EP08 de “A Quarta Parede”, conversámos com um convidado que, durante muitos anos, viveu uma vida dupla: engenheiro de formação e ator de coração. 🎭
Fomos atrás da história de Miguel Maia, que fez a ousada escolha de seguir o seu verdadeiro amor, o teatro. Entre bastidores, escolhas e a paixão pela arte de criar, mergulhámos numa conversa cheia de reflexão e inspiração."
1 May 2025
por Alex Marques
Maio recheado de teatro no TEMPO em Portimão com estreia da peça ‘É e Não é’
In DiariOnline - Região Sul
"O mês de maio promete ser um verdadeiro palco de emoções no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com uma programação dedicada ao teatro que junta profissionais e jovens talentos, num convite aberto a toda a comunidade, especialmente crianças, jovens e famílias."
29 Apr 2025
por DiariOnline
Estreia de “É e não é” anima o TEMPO
In Viva Portimão
"A abrir o mês, no sábado, 3 de maio, às 19h00, a companhia Cepa Torta estreia a peça “É e não é, ou a verdadeira história dos guardas que prenderam Antígona”, do encenador e dramaturgo Miguel Maia.
Num cenário onde tudo parece e nada é, esta instalação-teatral inspirada em textos de Hannah Arendt e Fernando Savater e na “Antígona” de Jean Anouilh mergulha o público numa cidade surreal, onde se questionam dilemas, escolhas e complexidades do mundo atual."
29 Apr 2025
por Viva Portimão
Fomos dar uma volta com Inês Achando
In Gerador
"Vagabundas nasce com o intuito de abrir mais espaço à presença feminina na criação, proporcionando condições que permitam às artistas selecionadas para a residência ter tempo e espaço de criação nas disciplinas de teatro e performance. A residência decorre na Mina de S. Domingos, onde a Companhia Cepa Torta desenvolve o Malacate, projeto de envolvimento da comunidade do interior do país com uma comunidade artística de diversas origens e áreas artísticas potencializando, assim, o equilíbrio territorial. "
24 Apr 2025
por Gerador
"É e Não É, ou a verdadeira história dos guardas que prenderam Antígona" no TEMPO
In Portimão Jornal
"A Companhia Cepa Torta apresenta a peça "É e Não É ou a verdadeira história dos guardas que prenderam Antígona", escrita por Miguel Maia, será apresentada no Teatro Municipal de Portimão.
17 Apr 2025
por Protimão Jornal
Sou Pessoa para Isso - Entrevista a Miguel Maia
In Antena 1, Sou Pessoa para Isso
"O teatro é o seu lugar de fala. E de escuta. De Marvila à Mina de São Domingos, a arte do encontro com as comunidades numa viagem, meio vagabunda, com o director artístico da Companhia Cepa Torta."
19 Apr 2025
por Teresa Dias Mendes
"Lacuna" de Luz Ribeiro - entrevista a Aoaní, Indi Mateta e Joyce Souza, intépretes.
In RTP África, Rumos
"Fomos assistir à leitura encenada de "Lacuna", obra de Luz Ribeiro, vencedora da 4ª edição do Prémio «Nova Dramaturgia de Autoria Feminina», organizado pela Companhia CEPA TORTA, que se consolida como uma obra de referência no teatro contemporâneo." (aos 20m00s).
5 Feb 2025
por Rita Ié
Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina - leitura performance e lançamento do livro Lacuna
In Buala - Blogue Dá Fala
"A leitura da peça “LACUNA”, de Luz Ribeiro, vencedora da 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina terá lugar no dia 14 de dezembro, às 18h, na Fundação Calouste Gulbenkian. Intepretam Aoaní (voz), Joyce Sousa (voz) e Indi Mateta (voz/beat)."
20 Nov 2024
por Marta Lança
“me debrucei pra escrever algo pra minha avó, pro mundo não se esquecer de mim, como fez questão de esquecê-la.”
In Buala
"A escritora Luz Ribeiro venceu a 4ª edição do prémio literário Nova Dramaturgia Feminina organizado pela companhia Cepa Torta. Publicamos abaixo alguns excertos de Lacuna, obra vencedora que será publicada em livro numa edição Cepa Torta em parceria com a editora Douda Correria, com lançamento a 14 de dezembro de 2024, na Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente com a sua leitura pública."
6 Nov 2024
por Buala
“Esta Noite Grita-se” leva teatro à Biblioteca Municipal de Faro
In Jornal do Algarve
"A 8.ª edição do “Esta Noite Grita-se” decorre até 19 de dezembro em várias bibliotecas por todo o país, incluindo a Biblioteca Municipal de Faro, com início marcado para o dia 24 de outubro, pelas 21h."
23 Oct 2024
por David José Marreiros
Biblioteca Municipal de Faro | 8ª edição ‘Esta Noite Grita-se’
In Mais Algarve
"A 8ª edição do ESTA NOITE GRITA-SE, decorrerá até 19 de dezembro, privilegiando sessões nas bibliotecas municipais de Lisboa, biblioteca de Alcântara, biblioteca dos Coruchéus, biblioteca de Marvila, entre outros locais de Lisboa e na biblioteca Municipal de Faro."
23 Oct 2024
por MF
Oitava edição de festim de leituras teatrais arranca hoje em Lisboa
In Cultura ao Minuto
"A Companhia Cepa Torta começa hoje, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, a 8.ª temporada do festim 'Esta Noite Grita-se', com a leitura interpretada da peça "Barcelona, Mapa de Sombras", de Lluïsa Cunillé."
18 Oct 2024
por Lusa
Esta Noite Grita-se
Festim de Leituras de Teatro 2024
In Agenda Cultural de Lisboa
"A 8ª edição do Esta Noite Grita-se inicia-se com o lançamento da Programação e o anúncio da vencedora da quarta edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina.
Segue-se a apresentação informal de excertos vibrantes dos textos que irão compor a nova temporada com a participação, entre outros, de Joana Cotrim, Paulo Calatré, Joana Bárcia, Elmano Sancho, Mariana Sardinha, Jorge Silva, António Mortágua, Pedro Lacerda e Victor Gonçalves."
1 Oct 2024
por Agenda Lx Online
8ª Edição do Festim de Leituras de Textos de Teatro - Esta noite grita-se
In DGArtes
"No dia 1 de outubro, às 16h, a Biblioteca Palácio Galveias será o palco da emocionante Abertura Oficial do Festim de Leituras de Teatro Esta noite grita-se ! O evento traz consigo o lançamento da aguardada Programação deste ano e o anúncio da grande vencedora da 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. É neste dia que todos descobrirão quem conquistou o prestigiado prémio, entre as três finalistas selecionadas por um júri de peso: Ana Bigotte Vieira, Cucha Carvalheiro e Jorge Palinhos."
1 Oct 2024
por DGArtes
Gritar numa biblioteca? É o que vai acontecer em Lisboa, em nome do teatro
In Time Out
"A nova edição de Esta Noite Grita-se propõe leituras interpretadas de textos teatrais em várias bibliotecas e espaços de Lisboa. Começa a 18 de Outubro. Em Outubro, a oitava edição do Esta Noite Grita-se leva textos de teatro de dramaturgos nacionais e estrangeiros a vários locais da cidade, entre eles a Casa do Comum, a Fábrica do Braço de Prata e a Biblioteca de Marvila. Em vez de os pôr em cena, este festim dá a conhecê-los através de leituras interpretadas. Esta edição conta ainda com uma oficina de leitura para jovens."
18 Sept 2024
por Beatriz Magalhães
A Casa do Coreto acolhe a encenação KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas
In Gerador
"A Casa do Coreto acolhe a encenação KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas, nos dias 5 e 6 de outubro. A partir do romance juvenil homónimo, de Christine Nostlinger, Miguel Maia elabora o texto e dramaturgia deste novo espetáculo pensado para os mais novos.
A Sra. Bartolli, cujos dias são todos iguais, e um “menino instantâneo” que cruza o seu caminho, saído de uma grande lata de sardinhas, estabelecem a relação que servirá de base para as continuação desta história peculiar. Depois de laços aprofundados, ambos virão as suas essências colocadas à prova, face a um mundo exterior que é alheio de tal sensibilidade ou generosidade. "
5 Oct 2024
por Tempos Livres
"Konrad, ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas" na Casa do Coreto
In Agenda Cultural de Lisboa
"Uma história envolvente adaptada para teatro, inspirada no romance juvenil de Christine Nöstlinger. A peça narra a aventura de Konrad, um “menino instantâneo” que chega inesperadamente à vida da excêntrica Sra. Bartolotti, trazendo reflexões sobre a generosidade, o caos e o que significa ser diferente."
5 Oct 2024
por Agenda Lx Online