top of page

media

Teatro & Dança: “Tanque”, a história de uma mulher que caminha em sentido contrário

In Expresso, Revista

"A Companhia Cepa Torta, além do projeto Esta Noite Grita-se, concebido como “um festim de leitura de peças de teatro”, criou, em 2021, o prémio Nova Dramaturgia Feminina, destinado a promover, reconhecer e divulgar a escrita dramatúrgica de pessoas que se identificam com o género feminino. Na sua mais recente edição, a vencedora foi Sofia Perpétua, com a peça “Tanque”."

10/12/2023

por João Carneiro

Coragem de Mãe, de George Tabori

In Jornal O Cola

"No âmbito da 7ª edição do Festim «Esta Noite Grita-se», estivemos presentes na Fábrica do Braço de Prata, no dia cinco de novembro, para a leitura da peça Coragem de Mãe de George Tabori, interpretada por Filipe Abreu, Elsa Valentim, Miguel Maia, Pedro Luzindro, e com o acompanhamento musical de Sebastião Martins. "

9/12/2023

por Alexandra Guțu e Rita Coelho

Esta noite grita-se - Entrevista a Miguel Maia e Filipe Abreu

In Ensaio, RTP

Entrevista aos diretores artísticos do Esta noite grita-se - Miguel Maia e Filipe Abreu e leitura de excertos do texto "Menina Júlia" por Rita Brütt, João Gaspar e Lara Matos.

15/11/2023

por Diogo Louçã Rodrigues

"Esta Noite Grita-se, Festim de Leituras de Teatro", com Miguel Maia e Filipe Abreu.

In TSF, Fila J

"Esta Noite Grita-se, Festim de Leituras de Teatro", no Museu da Marioneta e Fundação Gulbenkian, em Lisboa ou na Biblioteca de Faro. Com Miguel Maia e Filipe Abreu.

14/11/2023

por José Carlos Barreto

Esta Noite Grita-se, é um ciclo de leituras de teatro, agora em Lisboa e Faro.

In TSF

"É um festim de Teatro, Esta noite Grita-se, foi ficando desde a primeira edição, já vão na sétima temporada. Teatro lido, a partir dos textos originais, com actores, como se fosse o primeiro passo do processo de criação de uma peça de teatro mas aqui, refere Miguel Maia é uma ideia, que foi criando raízes nesta ideia da palavra dita, em teatro ainda por vezes muito delicada crua, mas a fazer sentido."

14/11/2023

por José Carlos Barreto

Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina - Entrevista a Sofia Perpétua

In RTP, Bom dia Portugal

Entrevista a Sofia Perpétua - vencedora da 3ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina com a peça "Tanque". (aos 50m20s).

12/11/2023

por José Marques

Apresentação da 7ª Edição de Esta noite grita-se

In Jornal O Cola

"No dia 1 de outubro, ocorreu na Biblioteca de Alcântara a apresentação da sétima edição do festival «Esta Noite Grita-se». Este evento, que teve início no dia 6 de outubro, e que ao longo deste último trimestre do ano de 2023 levará a cabo um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro. Para além de celebrar os clássicos, a curadoria do evento trouxe uma seleção de peças inéditas ou pouco representadas em Portugal. A direção artística é de Filipe Abreu e Miguel Maia."

4/11/2023

por Gabriel Goto

Esta Noite GRITA-SE: o prodigioso trabalho da Companhia Cepa Torta

In Voz do Operário Jornal

"Esta Noite GRITA-SE dá a conhecer obras teatrais, salientando sobretudo a palavra e aquilo os actores trazem através dela, com a sua voz e o corpo."

8/11/2023

por Mónica Baptista

Esta noite há teatro na Biblioteca

In Expresso, Revista

A partir de "A Vénus das Peles", do escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch, o americano David Ives
colocou um realizador à procura de uma atriz. A peça pode agora ser vista em "Esta Noite Grita-se",
iniciativa da Cepa Torta. Tem lugar na Biblioteca do Palácio Galveias, hoje, na Biblioteca Orlando Ribeiro, amanhã, e na Biblioteca de Alcântara, domingo,
sempre em Lisboa.

20/10/2023

por João Carneiro

Miguel Sopas, Joana Cotrim, e a Vénus em Peles

In CoffeePaste

"O festim Esta noite grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizadas em vários locais e por um vasto número de atores, com uma direção artística comum. Esta temporada abrange um ciclo de leituras interpretadas de 5 textos de teatro, para além da 3.ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, a oficina de leitura para jovens e novos lançamentos no Podcast do Esta Noite Grita-se. O evento inclui a leitura de "A Vénus em Peles", de David Ives, por Miguel Sopas e Joana Cotrim, com quem conversámos. A leitura acontece dias 20, 21 e 22 de outubro de 2023, em Lisboa."

14/10/2023

por CoffeePaste

Um teatro para ser ouvido

In Time Out - revista trimestral

"No festim Esta noite grita-se celebra-se o espírito do teatro feito de palavras. À 7ª temporada, o ciclo de leituras interpretadas estende-se ao longo de três meses para devolver importância ao texto teatral.

6/10/2023

por Ricardo Ramos Gonçalves

Esta noite grita-se | 7ª edição - Entrevista a Miguel Maia

In RTP, Portugal em Direto

Entrevista a Miguel Maia sobre a estreia da 7ª temporada do Esta noite grita-se (2ª parte , aos 06m25s).

6/10/2023

por Alberta Marques Fernandes

Esta noite grita-se - início da 7ª temporada

In Antena 3, Domínio Público

"Esta noite grita-se é um festim de leituras interpretadas de teatro que este ano chega à edição 7" (aos 1m40s).

6/10/2023

por Domínio Público

Esta noite grita-se - 7º Festim de leituras de textos de teatro

In Agenda Cultural de Lisboa

Na sua 7.ª edição, o Esta Noite Grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizadas em vários locais e por um vasto número de atores, com uma direção artística comum.

Esta temporada, abrange um ciclo de leituras interpretadas de cinco textos de teatro e a 3ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, para além da oficina de leitura para jovens e novos lançamentos no Podcast do Esta Noite Grita-se.

1/10/2023

por Agenda LX online

Um festim literário e teatral para degustar em Lisboa

In JN - Site

O festim ‘Esta Noite Grita-se’ inicia-se este domingo na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, com uma sessão especial, de entrada livre. Até dezembro, vive-se a palavra e o texto, com leituras e atividades paralelas.

1/10/2023

por Patrícia Neves

Esta noite grita-se : dar ouvidos ao teatro

In Jornal Letras

Leituras interpretadas de peças de teatro por atores e atrizes em vários espaços de Lisboa e, nesta sétima edição, também em Faro, o Esta noite grita-se está de regresso a 1 de outubro com uma sessão especial na Biblioteca de Alcântara, dia em que será anunciada a vencedora do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, promovido pela Companhia Cepa Torta, que organiza o festival.

20/09/2023

por Leonor Nunes

Projeto Malacate termina com espetáculo

In RTP

O projeto Malacate transformou a Mina de S. Domingos, no Baixo Alentejo num importante polo cultural nos últimos dois anos. O investimento está a terminar. O espetáculo de encerramento é uma peça de teatro comunitário que envolve gente da terra e atores profissionais.

9/06/2023

por Teresa Marques

Projeto Malacate apresenta espetáculo comunitário “Caixa de Perguntas”

In Rádio Voz da Planície

"O projeto Malacate chega ao fim, depois de um ano e meio de intervenção artística na Mina de São Domingos, com a apresentação do espetáculo “Caixa de Perguntas”, que ficará em cena até 11 de junho e que conta com a participação da comunidade."

8/06/2023

por Rádio Voz da Planície

Projeto Malacate: "A sedução de um lugar povoado de fantasmas"

In TSF

"Deram vida à terra", exclama Manuel Rodrigues, um dos 600 habitantes da aldeia, e um dos elementos do grupo coral da Mina de São Domingos. E vão deixar saudades.

Durante um ano e meio, a companhia Cepa Torta, com o apoio da câmara de Mértola, instalou-se na aldeia da Mina de São Domingos. Financiados por um projecto europeu, cuja parceria se estende à Noruega, e contaminados pela ideia de uma energia criativa, capaz de gerar as mais variadas expressões artísticas num território do interior, o Projecto Malacate, despede-se da aldeia neste mês de Junho. A caminhada artística desde Dezembro de 2021, com uma comunidade marcada pela exploração mineira, é o projecto da reportagem

7/06/2023

por Teresa Dias Mendes

Interrogar a memória - entrevista a Miguel Maia

In Jornal de Letras

"Uma fábula contada a partir de uma ideia de memória, na ruína do cais do minério, na Mina de S. Domingos, perto de Mértola: Caixa de Perguntas, um espetáculo de rua, criação da Companhia Cepa Torta com os habitantes locais, estreia a 8 de junho. É o momento final do Projeto Malacate, que ao longo de um ano e meio animou aquele território com teatro, dança, arte de rua e artes plásticas. Um trabalho com a comunidade do interior alentejano que o diretor artístico, Miguel Maia, gostaria de ver continuado num festival.

31/05/2023

por Maria Leonor Nunes

Entrevista a Miguel Maia sobre estreia da Caixa de Perguntas

In Canal Alentejo

"Companhia Cepa Torta leva espetáculo teatral de rua às ruínas do cais do minério na Mina de S. Domingos"

30/05/2023

por Canal Alentejo

Entrevista a Miguel Maia sobre o Projeto Malacate

In CoffeePaste

"MALACATE é um projeto de intervenção artística multidisciplinar criado especificamente para a Mina de São Domingos (Mértola): um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste. Conversámos com Miguel Maia, da Cepa Torta, para saber mais sobre o projecto."

23/04/2023

por CoffeePaste

Vagabundas, com Marta Xavier e Catarina Vieira

In CoffeePaste

"VAGABUNDAS é uma residência artística de criação que tem como objetivo promover a criação artística no feminino e na interseção com o desenvolvimento de trabalho artístico descentralizado em particular em comunidades com problemas de desenvolvimento e desertificação. É uma iniciativa da Companhia Cepa Torta, e acontece na Mina de São Domingos. Fomos até aquela localidade alentejana conversar com as seleccionadas deste ano, Marta Xavier e Catarina Vieira."

21/04/2023

por CoffeePaste

Rui Paixão apresenta Abandonada Mente, performance inserida no Projeto Malacate

In Antena 3, Domínio Público

"Abandonada Mente: uma performance imersiva na Mina de São Domingos" (aos 1m50s)

20/04/2023

por Domínio Público

Abandoned Minds | Projeto Malacate - entrevista a Rui Paixão e Brandon Lagaert

In CoffeePaste

"Abandoned Minds é um espetáculo imersivo criado para a Mina de S. Domingos com uma forte componente de elementos visuais e auditivos. O projeto nasceu do interesse mútuo numa colaboração artística entre o artista performático Rui Paixão e do coreógrafo Brandon Lagaert, fundindo o mundo e a lógica interna do circo, da dança e do teatro. Conversámos com ambos sobre vários aspectos desta criação, integrada no Projecto Malacate. O espectáculo apresenta-se dias 19 e 20 de abril de 2023."

17/04/2023

por CoffeePaste

Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Estão abertas as candidaturas para a terceira edição

In Gerador

O prémio foi criado em 2021, quando os codiretores daquele festim de leituras de peças de teatro, Miguel Maia e Filipe Abreu, se aperceberam da falta de representatividade feminina existente na dramaturgia editada em Portugal – o que os levava a escolher “quase sempre textos escritos por homens.”

2/02/2023

por Flávia Brito

Já abriram as candidaturas para a 3.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

In Comunidade Cultura e Arte

O ano de 2023 arranca com a abertura do período de candidaturas ao já reconhecido Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

5/01/2023

por Comunidade Cultura e Arte

"Entropia", de Marina Nabais e Ricardo Machado, no Cineteatro da Mina de São Domingos

In TSF, Fila J

Entrevista a Marina Nabais e Ricardo Machado sobre o espetáculo ENTROPIA, uma criação no âmbito do Projeto MALACATE, promovido pela Companhia Cepa Torta.

12/12/2022

por José Carlos Barreto

Palcos da Semana - Entropia minada

In Público, Ípsilon

“Será a entropia vista só como perda e caos? Ou poderemos encontrar um espaço de resiliência e da possibilidade de gerar microestados de imprevisibilidade que voltem a gerar vida?” Destas interrogações nasceu a nova criação de Marina Nabais e Ricardo Machado.

11/12/2022

por Sílvia Pereira

O Evangelho, as recomendações de Miguel Maia

In Radar, O Evangelho

Vamos a meio da temporada deste ano de “Esta Noite Grita-se”, um festim de leituras de textos de teatro, lidos por atores profissionais em diversos espaços de Lisboa. O programa estende-se até 4 de Dezembro e esta semana contamos com as recomendações de Miguel Maia, o director artístico.

14/11/2022

por Radar

Esta noite grita-se 6ª Temporada

In Radio Observador, Convidado Extra

Miguel Maia e Filipe Abreu, diretores artísticos da Companhia Cepa Torta, vêm falar da 6ª temporada do “Esta noite grita-se”, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, a decorrer até 4 de dezembro no Teatro Nacional D. Maria II, CCB e Bibliotecas Municipais de Lisboa, assim como da 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

8/11/2022

por João Paulo Sacadura

Esta noite grita-se com Filipe Abreu

In CofeePaste

Realiza-se de 14 de outubro a 4 de dezembro de 2022 a 6ª temporada do “Esta noite grita-se”, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, assim como a 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Do elenco fazem parte nomes como André Gago, Cucha Carvalheiro, João Pedro Mamede, Sandra Faleiro, João Vicente, Nádia Yracema, Bruno Soares Nogueira, Luciana Ribeiro, Marta Taborda, Rita Rocha Silva, Rafael Gomes, Miguel Maia e Filipe Abreu, entre outros. Conversámos com um dos directores artísticos da iniciativa Filipe Abreu, para saber mais.

12/10/2022

por Pedro Mendes

Maria Giulia Pinheiro vence Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

In SapoMag

A escritora, poeta e performer Maria Giulia Pinheiro venceu a 2.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com o texto “Isso não é relevante”, anunciou hoje a Companhia Cepa Torta, que promove a iniciativa.

30/09/2022

por SapoMag / Lusa

Entrevista a Miguel Maia sobre a estreia de O Horla

In RTP, Jornal 2

Entrevista a Miguel Maia, sobre a estreia do espetáculo O HORLA. (aos 25m)

2/07/2022

por Fátima Araújo

"Estudos sobre o Desejo-Tomo II – O Horla", da Companhia Cepa Torta, em Marvila

In TSF, Fila J

Entrevista a Miguel Maia, sobre a estreia do espetáculo O HORLA

30/06/2022

por José Carlos Barreto

Entrevista com Filipe Abreu

In Radar, Maus Exemplos

"Maus Exemplos" é o programa de autor de Pedro Saavedra e Rui Miguel, com entrevistas “a quem já falhou”

23/05/2022

por Pedro Saavedra e Rui Miguel

Espetáculo Barca dos Loucos - Entrevista a Filipe Abreu

In CofeePaste

"Estreou no dia 19 de maio (e fica em cena até dia 29) no Centro Cultural Malaposta "A Barca dos Loucos", de Filipe Abreu, um espetáculo que apresenta um retrato dos impactos humanos no planeta ao longo da história e na atualidade, desde as primeiras extinções em massa com a chegada do ser humano à Austrália, em 45000 a.c., às ilhas de plástico que colonizaram recentemente grandes áreas do Pacífico. Conversámos com o criador para saber mais."

22/05/2022

por Pedro Mendes

Arte na Mina

In RTP, Portugal em Direto

Reportagem sobre a primeira instalação artística a ganhar forma na Mina de S. Domingos - “O Ninho”. Entrevista a Lise Wullf a artista norueguesa que esteve em residência na Mina e que é parceira do Projeto MALACATE e a Miguel Maia codiretor artístico deste Projeto, promovido pela Companhia Cepa Torta, para a Mina de S. Domingos. ( aos 3m10s)

5/04/2022

por Teresa Marques e Fábio Siquenique.

Projeto Malacate. Há um novo ninho na aldeia das Minas de São Domingos

In TSF

As cores das ruínas no antigo edifício da indústria mineira e os pássaros que por ali nidificam captaram o olhar de Lise Wulff. A artista norueguesa chegou em novembro do ano passado, voltou em março e aí está um novo ninho, na aldeia das Minas de São Domingos. Old Space, New Volume, é este o nome da instalação construída com a ajuda da comunidade. A nova menina dos olhos do projeto Malacate, cuja intervenção artística é assinada pela companhia Cepa Torta, depois de aceitar o desafio proposto pela câmara de Mértola, é só uma das tantas artes que vão habitar a aldeia até julho do próximo ano.

31/03/2022

por Teresa Dias Mendes

Gerações em diálogo no regresso ao Teatro D.Maria II

In Rádio Renascença, Ensaio Geral

Esta semana, os convidados são Paulo Sousa Costa, encenador da peça "A Ratoeira", que vai subir à cena a 26 de novembro, no âmbito da homenagem a Ruy de Carvalho que está a completar 80 anos de carreira. Conversamos também com Paula Diogo, criadora de “Espelhos e Monstros” que estreia na Sala Estúdio, a 8 de dezembro, e com Miguel Maia, da direção artística do Festival ‘Esta Noite Grita-se’ que, a 3 e 4 de dezembro, chega ao D. Maria II.

25/03/2022

por Maria João Costa

Projeto Malacate - Entrevista a Miguel Maia e Filipe Abreu

In Antena 1

"O Projeto Malacate está em destaque na noite da radio.
Jorge Afonso conversa em com Filipe Abreu e Miguel Maia."

23/03/2022

por Jorge Afonso

Como Assim? com Sofia Cabrita e Mavá Jose´

In CofeePaste, Podcast Cofeebreak | Ep.79

"Como Assim?", espetáculo dedicado a jovens dos 2º e 3º ciclos, estreou no Centro Cultural Malaposta, no dia 4 de dezembro. Com interpretação de Mava José e Cláudia Andrade, "Como Assim" baseia-se num imaginário distópico, decorrente do contexto pandémico, criado a partir de ideias, inquietações e reflexões saídas de sessões de pensamento filosófico com jovens entre os 12 e os 16 anos. Conversámos com a encenadora Sofia Cabrita e com o actor Mava José para saber mais.

6/12/2021

por Pedro Mendes

Como Assim? com Sofia Cabrita

In Antena 1

"O espetáculo guia-nos pelas inquietações dos jovens, numa pandemia que nos afastou do contacto com os outros" -(aos 6m20s)

4/12/2021

por Sandy Gageiro

Como Assim? A pergunta que leva o teatro aos lugares da cabeça dos jovens.

In TSF

"Quando pensamos juntos, pensamos melhor." A partir de duas longas sessões, dinamizadas pela filósofa Dina Mendonça, a Companhia Cepa Torta partiu à descoberta das inquietações dos jovens. A encenadora Sofia Cabrita deixou-se guiar pela voz e pelas reflexões dos adolescentes, em busca do afeto e da proximidade do outro. O contexto da pandemia está em fundo, e no palco estão as vozes deles a abrir caminho aos dois atores. "Como Assim?"

1/12/2021

por Teresa Dias Mendes

Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina para Lara Mesquita

In RTP, Jornal 2

Entrevista a Lara Mesquita por ocasião da entrega da 1ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, promovido pela Companhia Cepa Torta, com o texto "Sempre que Acordo". (aos 24min)

20/07/2021

por Sandra Sousa

Cláudia Lucas Chéu, Miguel Maia, e a dramaturgia no feminino.

In CofeePaste, Podcast Cofeebreak | Ep.36

"O Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina é uma iniciativa da companhia Cepa Torta, no âmbito do ciclo "Esta noite grita-se". Dirige-se a pessoas que se identificam com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero, com ou sem obra prévia editada, para premiar um texto inédito de teatro. Conversamos com Cláudia Lucas Chéu, membro do júri, e com Miguel Maia, Director Artístico da Cepa Torta."

11/01/2021

por Pedro Mendes

Esta noite grita-se | 4ª edição - Entrevista a Filipe Abreu

In Gerador, Um Quarto de Conversa

"Nesta conversa, Filipe Abreu, vem falar-nos do projecto, do qual é co-director artístico, “Esta noite grita-se”, da Companhia de Teatro Cepa Torta.

2/12/2020

por Raquel Botelho Rodrigues

Espetáculo Nunca Visto - Entrevista a Miguel Maia e Sofia Cabrita

In CofeePaste

"Nunca Visto é uma performance teatral encenada por Miguel Maia com apoio à criação de Sofia Cabrita. É realizada com a participação de um grupo de habitantes dos bairros de Marvila, e ainda quatro atores profissionais. Conversámos com os criadores sobre as origens deste trabalho, sobre o processo criativo e ainda sobre a relação com a comunidade."

20/10/2020

por Pedro Mendes

Miguel Maia apresenta espectáculo Nunca Visto

In Antena 3, Domínio Público (aos 2m,12s)

"Peça Nunca Visto estreia-se na Biblioteca de Marvila"

9/10/2020

por Domínio Público

Esta noite grita-se | 4ª edição - Entrevista a Filipe Abreu e Miguel Maia

In CofeePaste

"A Companhia Cepa torta actua na área do teatro e performance desde 1999. Em 2017 organizou pela primeira vez o Festim "Esta noite grita-se", uma iniciativa de leitura interpretada de textos de teatro em espaços públicos."

12/02/2020

por Pedro Mendes

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page