media
Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina - leitura performance e lançamento do livro Lacuna
In Buala - Blogue Dá Fala
"A leitura da peça “LACUNA”, de Luz Ribeiro, vencedora da 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina terá lugar no dia 14 de dezembro, às 18h, na Fundação Calouste Gulbenkian. Intepretam Aoaní (voz), Joyce Sousa (voz) e Indi Mateta (voz/beat)."
20/11/2024
por Marta Lança
“me debrucei pra escrever algo pra minha avó, pro mundo não se esquecer de mim, como fez questão de esquecê-la.”
In Buala
"A escritora Luz Ribeiro venceu a 4ª edição do prémio literário Nova Dramaturgia Feminina organizado pela companhia Cepa Torta. Publicamos abaixo alguns excertos de Lacuna, obra vencedora que será publicada em livro numa edição Cepa Torta em parceria com a editora Douda Correria, com lançamento a 14 de dezembro de 2024, na Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente com a sua leitura pública."
6/11/2024
por Buala
“Esta Noite Grita-se” leva teatro à Biblioteca Municipal de Faro
In Jornal do Algarve
"A 8.ª edição do “Esta Noite Grita-se” decorre até 19 de dezembro em várias bibliotecas por todo o país, incluindo a Biblioteca Municipal de Faro, com início marcado para o dia 24 de outubro, pelas 21h."
23/10/2024
por David José Marreiros
Biblioteca Municipal de Faro | 8ª edição ‘Esta Noite Grita-se’
In Mais Algarve
"A 8ª edição do ESTA NOITE GRITA-SE, decorrerá até 19 de dezembro, privilegiando sessões nas bibliotecas municipais de Lisboa, biblioteca de Alcântara, biblioteca dos Coruchéus, biblioteca de Marvila, entre outros locais de Lisboa e na biblioteca Municipal de Faro."
23/10/2024
por MF
Oitava edição de festim de leituras teatrais arranca hoje em Lisboa
In Cultura ao Minuto
"A Companhia Cepa Torta começa hoje, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, a 8.ª temporada do festim 'Esta Noite Grita-se', com a leitura interpretada da peça "Barcelona, Mapa de Sombras", de Lluïsa Cunillé."
18/10/2024
por Lusa
Esta Noite Grita-se
Festim de Leituras de Teatro 2024
In Agenda Cultural de Lisboa
"A 8ª edição do Esta Noite Grita-se inicia-se com o lançamento da Programação e o anúncio da vencedora da quarta edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina.
Segue-se a apresentação informal de excertos vibrantes dos textos que irão compor a nova temporada com a participação, entre outros, de Joana Cotrim, Paulo Calatré, Joana Bárcia, Elmano Sancho, Mariana Sardinha, Jorge Silva, António Mortágua, Pedro Lacerda e Victor Gonçalves."
1/10/2024
por Agenda Lx Online
8ª Edição do Festim de Leituras de Textos de Teatro - Esta noite grita-se
In DGArtes
"No dia 1 de outubro, às 16h, a Biblioteca Palácio Galveias será o palco da emocionante Abertura Oficial do Festim de Leituras de Teatro Esta noite grita-se ! O evento traz consigo o lançamento da aguardada Programação deste ano e o anúncio da grande vencedora da 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. É neste dia que todos descobrirão quem conquistou o prestigiado prémio, entre as três finalistas selecionadas por um júri de peso: Ana Bigotte Vieira, Cucha Carvalheiro e Jorge Palinhos."
1/10/2024
por DGArtes
Gritar numa biblioteca? É o que vai acontecer em Lisboa, em nome do teatro
In Time Out
"A nova edição de Esta Noite Grita-se propõe leituras interpretadas de textos teatrais em várias bibliotecas e espaços de Lisboa. Começa a 18 de Outubro. Em Outubro, a oitava edição do Esta Noite Grita-se leva textos de teatro de dramaturgos nacionais e estrangeiros a vários locais da cidade, entre eles a Casa do Comum, a Fábrica do Braço de Prata e a Biblioteca de Marvila. Em vez de os pôr em cena, este festim dá a conhecê-los através de leituras interpretadas. Esta edição conta ainda com uma oficina de leitura para jovens."
18/09/2024
por Beatriz Magalhães
A Casa do Coreto acolhe a encenação KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas
In Gerador
"A Casa do Coreto acolhe a encenação KONRAD…ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas, nos dias 5 e 6 de outubro. A partir do romance juvenil homónimo, de Christine Nostlinger, Miguel Maia elabora o texto e dramaturgia deste novo espetáculo pensado para os mais novos.
A Sra. Bartolli, cujos dias são todos iguais, e um “menino instantâneo” que cruza o seu caminho, saído de uma grande lata de sardinhas, estabelecem a relação que servirá de base para as continuação desta história peculiar. Depois de laços aprofundados, ambos virão as suas essências colocadas à prova, face a um mundo exterior que é alheio de tal sensibilidade ou generosidade. "
5/10/2024
por Tempos Livres
"Konrad, ou o rapaz que saiu de uma lata de sardinhas" na Casa do Coreto
In Agenda Cultural de Lisboa
"Uma história envolvente adaptada para teatro, inspirada no romance juvenil de Christine Nöstlinger. A peça narra a aventura de Konrad, um “menino instantâneo” que chega inesperadamente à vida da excêntrica Sra. Bartolotti, trazendo reflexões sobre a generosidade, o caos e o que significa ser diferente."
5/10/2024
por Agenda Lx Online
Mina de São Domingos acolhe Dia Aberto sobre criação no feminino
In Rádio Pax
“Este ano foram selecionadas para esta Residência as artistas Margarida Azevedo e Vera Santana, que durante o mês de maio puderam desenvolver as suas propostas na Mina de S. Domingos”, explica a Companhia Cepa Torta, entidade promotora da residência artística."
30/05/2024
por Rádio Pax
"Dias Abertos" fecha programa de residência artística, na Mina de S. Domingos
In Rádio Voz da Planície
"Margarida Azevedo e Vera Santana, artistas que durante este mês desenvolveram as suas propostas em residência artística na Mina de São Domingos, em Mértola, apresentam esta quinta-feira, dia 30, pelas 18h00, no Cineteatro da Mina de S. Domingos, os seus trabalhos intitulados de "Alma Lavra" e Papoilas". A apresentação insere-se nos "Dias Abertos" da segunda edição da residência artística "Vagabundas"."
30/05/2024
por Cultura de Borla
Residência Artística “Vagabundas” termina com dia aberto em Mértola
In Sul Informação
"A 2ª edição do Programa de Residência Artística “Vagabundas” está prestes a terminar com os dias abertos, que se realizam a 30 de Maio e 2 de Junho, na Mina de São Domingos, em Mértola, e na PenhaSco -Arte Cooperativa, em Lisboa.
Este ano, a residência contou com a presença das artistas Margarida Azevedo e Vera Santana, que, durante o mês de Maio, puderam desenvolver as suas propostas na Mina de S. Domingos."
30/05/2024
por Sul Informação
Residência Artística Vagabundas com “Dias Abertos”
In Diário Online Região Sul
"No fecho da 2ª Edição do Programa de Residência Artística Vagabundas chegam os Dias Abertos, a 30 de maio e 2 de junho, na Mina de São Domingos, Mértola e em Lisboa, na PenhaSco -Arte Cooperativa, respetivamente."
27/05/2024
por Francisco Piedade
Segunda edição Residência Artística VAGABUNDAS | CEPATORTA, em Mértola
In Rádio Voz da Planície
"Durante o mês de maio as artistas estarão em residência na Mina de S. Domingos, tirando partido deste lugar inspirador e da generosidade das suas gentes, e com as condições necessárias para desenvolver os seus projetos criativos, condições essas que muitas vezes ainda condicionam o trabalho das mulheres artistas no nosso País."
2/05/2024
por Rádio Voz da Planície
Margarida Azevedo e Vera Santana vencem VAGABUNDAS 2024
In Diário Online Região Sul
"As artistas vencedoras da 2ª edição do Programa de Residência Artística VAGABUNDAS de 2024, que estarão durante o próximo mês de Maio em residência artística na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola, são as artistas Margarida Azevedo e Vera Santana, com os seus projetos “Alma Lavra” e “PAPOILAS”."
1/05/2024
por Diário Online Região Sul
1 PATO SELVAGEM – Teatro Ibérico
In Cartaz Cultural de Lisboa
"Um ator dirige-se à boca de cena e fala de frente para o público. O seu corpo está de lado, eventualmente este ator tem cabelos compridos que deslizam pelo pescoço sem querer e os seus lábios estão descontraídos. Há palavras, mas não parece ser ele quem as diz, elas simplesmente lhe saem da boca num tom grave ao confessar qualquer coisa de forma breve e tímida. O seu corpo emana uma energia estranha e parece que levita – é Hjalmar, personagem perturbada d’O Pato Selvagem de Ibsen. Pelo que diz, ou pelo que dizem dele, não é um herói. Talvez nos voltemos então para Hedvig, a sua filha, apanhada numa trama trágica de que dificilmente nos libertaremos. Ou será Gregers, um revoltado filho de um magnata industrial, aquele que merecerá a nossa maior atenção?"
2/04/2024
por Cartaz Cultural de Lisboa
CEPA TORTA apresenta “1 PATO SELVAGEM” de Miguel Maia
In Revista Bica
"Miguel Maia apresenta uma ousada reinterpretação do clássico de Ibsen, explorando os limites entre realidade e imagem no teatro contemporâneo
Se antes procurávamos a verdade no palco, agora procuramos o quê?”
De 4 a 7 de Abril, no Teatro Ibérico, esta provocadora releitura de “O Pato Selvagem”, obra-prima de Henrik Ibsen, promete desafiar as fronteiras da criação e da vivência da obra teatral, mergulhando nas questões da identidade, da representação e da autenticidade."
2/04/2024
por Revista Bica
Estreia esta semana o espetáculo “1 Pato Selvagem” de Miguel Maia
In LuxWoman
"Inspirados pela verdade no teatro e pelo impacto que as redes sociais têm nos dias de hoje, o encenador Miguel Maia e a Cepa Torta preparam-se para estrear o novo espetáculo “1 Pato Selvagem”.
De 4 a 7 de abril, no Teatro Ibérico, esta releitura da obra-prima de Henrik Ibsen, “O Pato Selvagem”, promete desafiar as fronteiras da criação e da vivência da obra teatral, mergulhando nas questões da identidade, da representação e da autenticidade,"
2/04/2024
por Joana de Oliveira
1 Pato Selvagem
In Agenda Cultural de Lisboa
"Escrita dois anos depois de Um Inimigo do Povo, O
Pato Selvagem é uma das obras-primas absolutas de
Henrik Ibsen. Se, na primeira, o dramaturgo norueguês
questionava os mecanismos da verdade, na segunda
o pomo é colocado na mentira e na sua (piedosa)
necessidade."
1/04/2024
Por Frederico Bernardino
1 PATO SELVAGEM - a nova criação de Miguel Maia/Cepa Torta
In Buala
"É com grande entusiasmo que a Cepa Torta e o criador Miguel Maia anunciam a estreia de “1 Pato Selvagem”, uma reinvenção contemporânea do clássico de Henrik Ibsen. Este projeto desafiador promete oferecer uma experiência teatral inovadora, que coloca em questão a forma como os espectadores se conectam com a narrativa, abordando a dicotomia entre a representação realista e a amplificação artificial, tão presente na era das redes sociais."
22/03/2024
por Mariana
Sessão online | 4ª edi ção Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina
In Cultura de Borla
"Na quarta-feira, dia 31 de janeiro, pelas 19h00, a Companhia Cepa Torta promove uma sessão online para ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre como concorrer ao Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, cujo período de candidaturas está aberto até 31 de março."
28/01/2024
por Cultura de Borla
Candidaturas a Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina abertas até março
In Cultura ao Minuto
"Promover, reconhecer e divulgar a dramaturgia de autoria feminina em língua portuguesa são objetivos do prémio, integrado no Festim Esta Noite Grita-se, de leitura de textos de teatro e cuja oitava edição decorre de outubro a dezembro próximos, acrescenta a companhia.
15/01/2024
por LUSA
Candidaturas ao Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina em Língua Portuguesa
In Observatório da Língua Portuguesa
"As candidaturas à quarta edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina encontram-se abertas até 31 de março, anunciou hoje a companhia Cepa Torta, promotora do galardão."
15/01/2024
por Observatório da Língua Portuguesa
Abrem as candidaturas ao Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina
In Cultura Portugal
"Estão abertas as candidaturas à 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Este prémio pretende promover, reconhecer e divulgar a dramaturgia de autoria feminina em língua portuguesa."
11/01/2024
por Cultura Portugal
Teatro & Dança: “Tanque”, a história de uma mulher que caminha em sentido contrário
In Expresso, Revista
"A Companhia Cepa Torta, além do projeto Esta Noite Grita-se, concebido como “um festim de leitura de peças de teatro”, criou, em 2021, o prémio Nova Dramaturgia Feminina, destinado a promover, reconhecer e divulgar a escrita dramatúrgica de pessoas que se identificam com o género feminino. Na sua mais recente edição, a vencedora foi Sofia Perpétua, com a peça “Tanque”."
10/12/2023
por João Carneiro
Coragem de Mãe, de George Tabori
In Jornal O Cola
"No âmbito da 7ª edição do Festim «Esta Noite Grita-se», estivemos presentes na Fábrica do Braço de Prata, no dia cinco de novembro, para a leitura da peça Coragem de Mãe de George Tabori, interpretada por Filipe Abreu, Elsa Valentim, Miguel Maia, Pedro Luzindro, e com o acompanhamento musical de Sebastião Martins. "
9/12/2023
por Alexandra Guțu e Rita Coelho
Esta Noite Grita-se, é um ciclo de leituras de teatro, agora em Lisboa e Faro.
In TSF
"É um festim de Teatro, Esta noite Grita-se, foi ficando desde a primeira edição, já vão na sétima temporada. Teatro lido, a partir dos textos originais, com actores, como se fosse o primeiro passo do processo de criação de uma peça de teatro mas aqui, refere Miguel Maia é uma ideia, que foi criando raízes nesta ideia da palavra dita, em teatro ainda por vezes muito delicada crua, mas a fazer sentido."
14/11/2023
por José Carlos Barreto
Apresentação da 7ª Edição de Esta noite grita-se
In Jornal O Cola
"No dia 1 de outubro, ocorreu na Biblioteca de Alcântara a apresentação da sétima edição do festival «Esta Noite Grita-se». Este evento, que teve início no dia 6 de outubro, e que ao longo deste último trimestre do ano de 2023 levará a cabo um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro. Para além de celebrar os clássicos, a curadoria do evento trouxe uma seleção de peças inéditas ou pouco representadas em Portugal. A direção artística é de Filipe Abreu e Miguel Maia."
4/11/2023
por Gabriel Goto
Esta noite há teatro na Biblioteca
In Expresso, Revista
A partir de "A Vénus das Peles", do escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch, o americano David Ives
colocou um realizador à procura de uma atriz. A peça pode agora ser vista em "Esta Noite Grita-se",
iniciativa da Cepa Torta. Tem lugar na Biblioteca do Palácio Galveias, hoje, na Biblioteca Orlando Ribeiro, amanhã, e na Biblioteca de Alcântara, domingo,
sempre em Lisboa.
20/10/2023
por João Carneiro
Miguel Sopas, Joana Cotrim, e a Vénus em Peles
In CoffeePaste
"O festim Esta noite grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizadas em vários locais e por um vasto número de atores, com uma direção artística comum. Esta temporada abrange um ciclo de leituras interpretadas de 5 textos de teatro, para além da 3.ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, a oficina de leitura para jovens e novos lançamentos no Podcast do Esta Noite Grita-se. O evento inclui a leitura de "A Vénus em Peles", de David Ives, por Miguel Sopas e Joana Cotrim, com quem conversámos. A leitura acontece dias 20, 21 e 22 de outubro de 2023, em Lisboa."
14/10/2023
por CoffeePaste
Um teatro para ser ouvido
In Time Out - revista trimestral
"No festim Esta noite grita-se celebra-se o espírito do teatro feito de palavras. À 7ª temporada, o ciclo de leituras interpretadas estende-se ao longo de três meses para devolver importância ao texto teatral.
6/10/2023
por Ricardo Ramos Gonçalves
Esta noite grita-se - 7º Festim de leituras de textos de teatro
In Agenda Cultural de Lisboa
Na sua 7.ª edição, o Esta Noite Grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizadas em vários locais e por um vasto número de atores, com uma direção artística comum.
Esta temporada, abrange um ciclo de leituras interpretadas de cinco textos de teatro e a 3ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, para além da oficina de leitura para jovens e novos lançamentos no Podcast do Esta Noite Grita-se.
1/10/2023
por Agenda LX online
Um festim literário e teatral para degustar em Lisboa
In JN - Site
O festim ‘Esta Noite Grita-se’ inicia-se este domingo na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, com uma sessão especial, de entrada livre. Até dezembro, vive-se a palavra e o texto, com leituras e atividades paralelas.
1/10/2023
por Patrícia Neves
Esta noite grita-se : dar ouvidos ao teatro
In Jornal Letras
Leituras interpretadas de peças de teatro por atores e atrizes em vários espaços de Lisboa e, nesta sétima edição, também em Faro, o Esta noite grita-se está de regresso a 1 de outubro com uma sessão especial na Biblioteca de Alcântara, dia em que será anunciada a vencedora do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, promovido pela Companhia Cepa Torta, que organiza o festival.
20/09/2023
por Leonor Nunes
Projeto Malacate termina com espetáculo
In RTP
O projeto Malacate transformou a Mina de S. Domingos, no Baixo Alentejo num importante polo cultural nos últimos dois anos. O investimento está a terminar. O espetáculo de encerramento é uma peça de teatro comunitário que envolve gente da terra e atores profissionais.
9/06/2023
por Teresa Marques
Projeto Malacate apresenta espetáculo comunitário “Caixa de Perguntas”
In Rádio Voz da Planície
"O projeto Malacate chega ao fim, depois de um ano e meio de intervenção artística na Mina de São Domingos, com a apresentação do espetáculo “Caixa de Perguntas”, que ficará em cena até 11 de junho e que conta com a participação da comunidade."
8/06/2023
por Rádio Voz da Planície
Projeto Malacate: "A sedução de um lugar povoado de fantasmas"
In TSF
"Deram vida à terra", exclama Manuel Rodrigues, um dos 600 habitantes da aldeia, e um dos elementos do grupo coral da Mina de São Domingos. E vão deixar saudades.
Durante um ano e meio, a companhia Cepa Torta, com o apoio da câmara de Mértola, instalou-se na aldeia da Mina de São Domingos. Financiados por um projecto europeu, cuja parceria se estende à Noruega, e contaminados pela ideia de uma energia criativa, capaz de gerar as mais variadas expressões artísticas num território do interior, o Projecto Malacate, despede-se da aldeia neste mês de Junho. A caminhada artística desde Dezembro de 2021, com uma comunidade marcada pela exploração mineira, é o projecto da reportagem
7/06/2023
por Teresa Dias Mendes
Interrogar a memória - entrevista a Miguel Maia
In Jornal de Letras
"Uma fábula contada a partir de uma ideia de memória, na ruína do cais do minério, na Mina de S. Domingos, perto de Mértola: Caixa de Perguntas, um espetáculo de rua, criação da Companhia Cepa Torta com os habitantes locais, estreia a 8 de junho. É o momento final do Projeto Malacate, que ao longo de um ano e meio animou aquele território com teatro, dança, arte de rua e artes plásticas. Um trabalho com a comunidade do interior alentejano que o diretor artístico, Miguel Maia, gostaria de ver continuado num festival.
31/05/2023
por Maria Leonor Nunes