top of page

PRÁTICAS NA CRIAÇÃO EM COMUNIDADE

Cláudia Andrade

Trainer

free-greek-key-vector_verde.png

What are the objectives of this training?

Esta formação é, na realidade, uma troca. Uma troca de experiências moderada pela encenadora, atriz e professora CLÁUDIA ANDRADE que, em conjunto com os participantes, atores, encenadores, e outros artistas interessados, nos ajudará a refletir sobre as principais questões com que se debate a criação artística comunitária. Teremos a oportunidade de discutir experiências individuais nesta área e tomar contacto com exemplos de projetos nacionais e internacionais.
Como ferramenta de intervenção e inclusão social ou como espaço de expressão, o trabalho artístico comunitário tem tido um desenvolvimento crescente nas últimas décadas, procurando estabelecer uma ponte entre a arte e a comunidade.
Tendo como ponto de partida as ferramentas e especificidades desta particular modalidade artística, pretendemos neste encontro criar um espaço de partilha e sistematização de experiências e destinado a todos aqueles que queiram replicar projetos artísticos comunitários.

Contents

- Enquadrar o fenómeno artístico comunitário na contemporaneidade. Suas particularidades estéticas, éticas e poéticas bem como os diferentes contextos locais que os originam.
- Conhecer casos de estudo e principais linhas metodológicas em arte e Comunidade.
- Desenvolver estratégias relativas à criação artística comunitária.
- Sistematização de ferramentas criativas com base nos conceitos de memória, identidade e territorialidade.
- Explorar exercícios e dinâmicas colectivas para construir grupalidade a partir do elemento coral. Dinâmicas de corpo, espaço e tempo na construção de partituras corais.

About the trainer

Claudia Andrade I 1979. Diplomada em Interpretação/Teatro do Gesto pela Escola Estudis de Teatre, é Mestre e Especialista em Teatro e Comunidade pela ESTC, trabalha como actriz desde 1993 em diversos projectos com o Teatro do Vestido, Cepa Torta, Teatro das Compras, Teatro Meridional, Teatro da Cornucópia, o Trigo Limpo teatro ACERT, Cia Jordi Bertrán, entre outros. Teve formação com Teodoros Terzopoulos, Yael Karavan, Marcia Haufrecht, Neville Tranter, Norman Taylor, Alain Gautré, Philippe Gaulier, Claire Heggen e Monika Pagneux em diversas áreas como clown, movimento, marionetes, butoh. Desde 2018 lecciona a disciplina de Teatro e Comunidade I no Mestrado de Teatro e Comunidade na ESTC. Colabora com diversas instituições de ensino como ISPA, IDS, ESMAE, In Impetus e Evóe. Tem desenvolvido diversos projectos de teatro com a comunidade, como "Para Vós", "Um Elo chamado Jarmelo", "Inesquecível Emília", "Guardadores", Cia Limitada. É fundadora da Caravana Associação Cultural e do projecto Mnemosyne- Activando Memórias. Organizou o Community Performance Lab e é directora artística do Festival Latitude 40. É autora do livro "Coro:Corpo Coletivo e Espaço Poético” (Imprensa de Coimbra, 2013).

Where and when

Biblioteca de Marvila, Rua António Gedeão, Lisboa, Portugal

18 março '23
10:00h - 13:00h / 14h00h - 17:00h

Price

Público Geral: 1 formação 15€ // 2 formações: 20€
Acesso gratuito: estudantes de teatro e artes performativas
Preços especiais: Professores e educadores e utentes Rede BLx (com cartão de leitor)

Application form

Enrollment Deadline

16 de março de 2023

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page