top of page

Ema Fonseca

Imigrantes

“Imigrantes” é um texto na tradição do drama social, que explora a vida de uma família e de jovens emigrantes portugueses a viver no Reino Unido, em condições precárias. O texto destaca o desconforto da integração cultural — a língua, os hábitos, os salários baixos, a nostalgia do país — através de cenas quotidianas de trabalho, refeições partilhadas, cigarro à porta, discussões de casal e fantasmas familiares. O acontecimento inesperado da morte vem pôr em causa a aparente letargia familiar diante da condição em que se instalaram e criar uma ruptura com a direção dos acontecimentos. A peça é estruturada em cenas curtas, com diálogos fluidos e um imaginário e ritmo cinematográficos. Instala um foco muito interessante e peculiar sobre as relações humanas, em situações aparentemente prosaicas e mundanas, onde se evidencia um desconforto permanente, e uma tensão latente.

Excerto da declaração do júri sobre as obras finalistas

Biografia

Ema Fonseca é atriz, licenciada na Rose Bruford College em Londres e também tirou o curso de interpretação Circense no Chapitô.
Desde o seu regresso a Portugal tem trabalhado em projetos como o espetáculo “A Morte do Corvo”, “O Clube”, “Senhora do Mar” e a longa metragem “Daughter the Earth” de Lili Tautfest.
Neste momento está a preparar a peça “Hedda Gabler” que estreia no Teatro das Variedades como também uma série.
Para além de atriz, é apaixonada pela escrita e está atualmente a preparar uma das suas obras para por em cena.


@emasofia.fonseca (Instagram) / @sofia.fonseca.9655 (Facebook)

Ema Fonseca

©Filipe Ferreira

bottom of page