
©Cristiano Jesus
Biography
Inês Minor, Mora. É licenciada em Teatro na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (2019). Participou no Festival Literário Internacional de Óbidos (Fólio), com a co-criação "Pintei naquela parede branca o meu medo de azul" (2019). Fez parte do elenco de "Atalhos" (2020) e "Juventude Inquieta" (2021) de Joana Craveiro/ Teatro do Vestido. Trabalhou com a companhia Lendias d'Encantar como atriz em diversos espetáculos, "Quarteto de Alba 2.0"(2020), "História de uma Boneca Abandonada"(2022) e "Coração de Antígona" (2023). A sua mais recente criação teatral é "Revolução dos Castigos", uma proposta artística concebida no Ciclo Quanto Vale a Liberdade?, uma programação da Fábrica das Artes / CCB.
Atualmente está a desenvolver a sua média-metragem "Reticências de Uma Revolução", que documenta a visão das mulheres em Mora (Alentejo) na época da Reforma Agrária.
https://pikenaines10.wixsite.com/inesminor
Sinopse do Projeto
Entre os ecos do passado e as ruínas do futuro, uma bruxa habita e caminha neste tempo mítico. Através dela resgatam-se as vozes das mulheres detentoras de um saber antigo, botânico e profundamente ligado à terra.
“Raiz de Curandeira” é um projeto teatral que mergulha na memória colectiva e individual da comunidade da Mina de São Domingos, onde o conhecimento dos saberes populares das ervas e “mezinhas” se transmite oralmente de geração em geração. Neste cruzamento entre Feminino e Natureza, arte e território, invoca-se o legado da curandeira ou bruxa, refletindo sobre a importância da autossuficiência comunitária na possibilidade de um colapso dos sistemas tradicionais.